Em uma ação inovadora que visa informar e orientar os estudantes, o Instituto de Defesa e Proteção Ambiental da Amazônia (PROAMAZONIA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC) faz a entrega da Cartilha Histórica e Cultural de Manaus.

A entrega ocorreu no Escola Estadual Prof. Antenor Sarmento, na tarde desta quarta-feira (21), na pessoa da gestora da escola, Aline Garcia. A diretora ainda afirmou a importância da cartilha para os jovens.

“Qualquer tipo de conhecimento é fundamental, ainda mais quando recebemos esse material que vai contibuir muito para o desenvolvimento da aprendizagem e também é muito importante para que a gente possa despertar no aluno o interesse de saber sobre a cidade e conhecer um pouco mais do patrimonio e despertar a leitura no mesmo”, disse.

Na última segunda (15), na pessoa da Secretária Executiva Adjuta da cidade, Arlete Ferreira Mendonça e também com a emenda impositiva parlamentar do deputado Adjuto Afonso no Termo de Convênio N° 22/2020, foi aprovada a cartilha de “Educação Patrimonial” para escolas estaduais da rede de ensino médio do Amazonas, na Zona Sul em Manaus.

O objetivo da cartilha é conscientizar a rede pública de ensino de Manaus, os jovens, adolescentes e crianças sobre o patrimônio cultural e artístico da cidade, visando o aprendizado dos mesmos e também de outras pessoas que chegam ao estado.

Para o presidente da PROAMAZONIA, Paulo Júnior O. Mendonça, a cartilha irá fornecer informações culturais do estado para os jovens.

“Esperamos que os alunos venham aprender com essa cartilha para que os jovens possam dar informações sobre nosso patrimônio a qualquer turista, que também possam aprender com a juventude do nosso estado, sobretudo da cultura desta cidade”, disse.

Sobre a cartilha

A cartilha de Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação.

Reportagem e Foto: Patryck Vieira

Share.