Muito comum nos estados da região norte e em diversos países da América do Sul, o Tucumã, com nome científico de Astrocaryum vulgare, é o fruto de uma palmeira que pode chegar até os 15 metros de altura. Com inúmeros benefícios e utilidades, o Tucumã está presente na alimentação de indígenas, nos laboratórios de cosméticos e é um dos insumos da Amazônia que mais apareceram em estudos científicos publicados entre 2017 e 2021.
O nome da fruta é de origem Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, característica das folhas e tronco da palmeira com espinhos negros. Os frutos de polpa grudenta e fibrosa e casca amarelo-esverdeada ou avermelhada são muito populares no estado do Amazonas, principalmente para a produção do sanduíche X-caboquinho. O alimento já faz parte da cultura local e, em 2019, foi aprovado um projeto de lei que o tornou Patrimônio Cultural e Imaterial de Manaus, capital do estado.

Os benefícios do Tucumã
Fonte de cálcio, potássio e fibras, acelerador do metabolismo e até útil no controle do nível de açúcar no sangue. Poucos ativos da biodiversidade brasileira oferecem tantos benefícios quanto o tucumã. Descubra alguns dos principais deles a seguir:

1. Anti-inflamatório natural
A alta concentração de ômega 3 – gordura saudável – do tucumã ajuda a diminuir a inflamação do corpo e a melhorar a circulação sanguínea. Entre outras vantagens, isso contribui para o controle dos índices de glicose e colesterol LDL (o “colesterol ruim”) do sangue.

2. Previne doenças
Além de delicioso, o fruto amazônico também é ótima fonte de Vitamina C. Esse nutriente fortalece o sistema imunológico e age como antioxidante no corpo, neutralizando os radicais livres causadores de doenças crônicas.

3. Renova a pele
Outra função da Vitamina C presente no fruto é auxiliar na síntese de colágeno, proteína que mantém a firmeza e elasticidade da pele e, consequentemente, reduz a aparência de rugas e sinais de envelhecimento.

E não é só isso: o óleo e a manteiga de tucumã ainda auxiliam – e MUITO – na produção de ácido hialurônico, renovando e repreenchendo a derme de dentro para fora. Ficou interessado(a)? Então fique por aqui que já, já a gente fala mais sobre esse assunto!

4. Melhora o sistema digestivo
O consumo de alimentos ricos em fibras, assim como o tucumã, colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal e diminui a prisão de ventre, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes pelo corpo.

5. É altamente nutritivo
Além de oferecer altas doses de vitaminas A, B1 e C, o fruto amazônico ainda é rico em proteínas, magnésio e excelente fonte de potássio e cálcio. Os benefícios desses nutrientes vão desde a melhoria na função muscular e no desenvolvimento dos ossos até a preservação do sistema nervoso.

 

Share.