PROGRAMA PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE
REDE NORTE DE PESQUISAS E APLICAÇÕES SOBRE ÓLEOS TÍPICOS DA AMAZÔNIA

Projeto

PROGRAMA PRÓ-AMAZÔNIA: BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE

REDE NORTE DE PESQUISAS E APLICAÇÕES SOBRE ÓLEOS TÍPICOS DA AMAZÔNIA

Projeto Título: REDE NORTE DE PESQUISAS E APLICAÇÕES SOBRE ÓLEOS TÍPICOS DA AMAZÔNIA
Instituições Envolvidas: UFPA, UFRR, UFOPA, UFPA Campus de Marabá, UFMG, UFC, UNICAMP, UNB e UFSM.
Unidades de Execução do Projeto: UFPA, UFRR, UFOPA, UFPA Campus de Marabá, UFMG, UFC, UNICAMP e UNB.
Coordenador Geral do Projeto: Sanclayton Geraldo Carneiro Moreira

Objetivo

O objetivo geral desta REDE de Pesquisa é compartilhar infraestrutura de pesquisa disponibilizando as diferentes técnicas existentes nas instituições parceiras nesta Rede de Pesquisa, focando o uso de produtos da floresta Amazônica de forma sustentável, em particular óleos vegetais e óleos essenciais. Dessa forma contribuir para a constituição e/ou consolidação de grupos de pesquisa em propriedades físicas de óleos vegetais, fortalecendo os Programas de Pós-Graduação que estão na Amazônia.

Há três subprojetos: um projeto central, coordenado na UFPA, através do qual se pretende caracterizar as propriedades físicas de óleos da região Amazônica e a formação de blendas poliméricas modificadas pela presença desses óleos, outro coordenado pela UFOPA envolvendo a pesquisa de óleos essenciais como antioxidantes e anestésicos, outro coordenado no Campus de Marabá voltado a investigação físico-química de alguns óleos da região envolvendo a simulação computacional de moléculas dos ácidos graxos que compõe os óleos.

Sub-Projeto: Estudo das propriedades de óleos vegetais da Amazônia e de seus constituintes em ácidos graxos: por uma valorização econômica desses óleos.

Leia mais

Sub-Projeto: Produtos naturais como antioxidantes e anestésicos em peixes da região do oeste do Pará: Caracterização de parâmetros fisiológicos, bioquímicos, moleculares e sensoriais.

Leia mais

© 2019 - Todos os direitos reservados.